terça-feira, 12 de agosto de 2014

Desabafo. Part 3: Sou negra, gorda, deficiente.

Q: Sou negra (ou gorda, deficiente, tatuada, velha(adulta)..etc), posso usar lolita? Como faço pra ser fofa?
A:
Primeiramente, vamos começar com "sou negra, posso ser lolita?"
Sim, pode. E deve. Eu não entendo qual seria o problema... Independente da imagem de que muitas tem de que lolita deve ser uma bonequinha, branquinha, fofinha E de que uma BONECA tem que ser branquinha, fofinha, as coisas não funcionam assim! Você pode e DEVE ser o que você quiser, e pode SIM ficar fofa, seja com ou sem lolita. Eu sei que existem muitas meninas que gostariam de ser lolitas mas não se "arriscam" por não se acharem capazes de serem tão "grandes" quanto as garotas que ela idealiza, mas sério, não deixem tais pensamentos afetarem suas decisões pra vida. Eu vou exemplificar pra se ter noção que dá SIM pra ser negra/morena e ser fofa do mesmo jeito! Mas primeiramente é preciso tirar essa imagem de que a perfeição precisa de cor.
Poucas imagens, mas quem quiser ver mais pra se inspirar, recomendo >esse blog<. Espero que isso tenha ajudado a tirar essa ideia louca de "padrão de beleza". Todas somos lindas, todas podem ser fofas. (P.s: nas imagens a maioria das meninas estão usando brand, mas isso é uma opção de cada uma, cada uma sabe o dinheiro que tem, e sabe da sua própria vida, ninguém é "menos lolita" por estar usando handmade. Não tenham medo de ousar usando handmade/replica.)

Ok, agora partemos pra proxima:
"Sou gorda, posso ser lolita? como faço pra caber nos vestidos?"
Sim, pode. E deve. Por que seu peso deveria influenciar nas suas escolhas? Se algo lhe faz sentir bem, USE. A vida é muito curta pra se preocupar com o que os outros acham. Infelizmente quando se é acima do peso, automaticamente a pessoa começa a sofrer um certo preconceito... Eu acho que aqui no Brasil isso não é tão forte, mas nos outros lugares... Elas acabam sempre virando alvo de lolitas mal intencionadas. Mantenham-se forte com suas decisões, não deixe de usar o que você quer/gosta por que uma ou outra se incomoda com isso. Sendo realista e sincera, sonhar com brand é algo complicado. Como eu disse, existe o preconceito, e as grandes marcas parecem pouco se importar com as compradoras de fora do Japão... But, keep calm, por favor não façam como muitas meninas e tente se enfiar num vestido que não lhe cabe, vale mesmo a pena sentir dor por isso? Existe handmade, replicas, e algumas indies brand que fazem vestidos tamanho plus size! Se você não quer optar por emagrecer, as opções são essas. Lembre-se de sempre escolher o que você acha melhor pra você! e algumas fotos de inspiração de lolitas que não se deixam abalar pelas dificuldades:

Use o que lhe faz bem, não é seu peso que define quem você deve ser. Contorne as dificuldades sendo criativa! imagens de inspiração podem ser encontradas >aqui< e >aqui< (p.s: na quinta foto ela não está de lolita, mas é pra mostrar que independente do modelo (barriga de fora) ela se sente bem usando o que ela quer, e é isso que importa.)

"Sou deficiente/tatuada/velha(adulta) posso ser lolita? Isso vai afetar em algo?"
Sim, pode. E deve. Seja la o que você considere visualmente um problema, tenho uma boa notícia pra você: lolita é uma moda. é só roupa, e você pode usar se quiser. Como todos os outros """"problemas""" é só algo que a sociedade põe na cabeça de todos. Não existe um padrão de beleza, você não precisa estar nesse padrão pra fazer o que você quer. Não importa se você não tem uma perna, ou um braço, etc, você tendo um corpo pra botar a roupa lolita, ta feito. Essa é uma das coisas que mais me faz gostar de lolita, você não precisa se encaixar em padrões, não precisa agir e pensar de forma igual. E eu sinceramente espero que esse post possa ajudar alguém que estava com medo, ou insegura. ^^ 

Pra concluir eu só queria dizer que por favor, não se deixem levar por o que outras pessoas acham. O importante é que você sinta-se sempre bem, e usando algo que gosta! Esse post foi pra ajudar lolitas iniciantes, mas pode ser levado em consideração para outros estilos! Espero que tenha mudado algo na cabeça de vocês e que vocês entendam que mesmo que vocês fossem albinas, poderiam usar lolita.

Obrigada por lerem até aqui! o post foi grande, mas eu sei que quem realmente precisava ouvir isso vai ficar feliz em ler! <3

10 comentários:

  1. Que post lindo! Infelizmente esse tipo de preconceito existe na cena lolita, o que é muito triste
    Estou adorando sua série de desabafos:)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Fico muito feliz em ouvir que alguém esta gostando/acompanhando :3 Infelizmente é algo que existe, e as vezes pelas próprias "vitimas"... Mas eu espero que um dia isso seja apenas passado!

      Excluir
  2. Acabei de conhecer teu blog ;-;
    Eu me ausentei da cena lolita por um tempo haha' (se é que eu estava na cena, de qualquer maneira nunca fui em meetings e talz mas tenho algumas peças lolitas hu')
    E um coisa que me deixou boba quando eu estava aprendendo sobre lolita (tinha meus 14 anos talvez, já faz um tempo colocando em conta meus atuais 17), foi esse tal preconceito que existe na cena (maquiado mas existe), tenho uma amiga , que na época tentou entrar em lolita comigo, ela sofreu preconceito por se negra, alta e um pouco acima do peso (quando digo um pouco é realmente um pouco, quase nada), achei isso muito feio, porque o que mais me impressionou em lolita foi a liberdade de ser quem você quiser (afinal posso ser e me sentir uma princesa quando estou de lolita), mas me iludi pensando que não haviam esses preconceitos e estereótipos.
    Algo que de inicio me incomodou também, foi o fato de muitas pessoas acharem que só por usar lolita a garota tem que ser cheia de mimimi e sempre agir de maneira "politicamente correta", tipo não falar palavrão, dar uma risada escandalosa ou ser você mesma em alguns casos.
    De qualquer jeito não podemos mudar isso, então o que resta é darmos força ás iniciantes para que elas superem isso, e não mentalizem esses estereótipos!!

    Bjoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é algo que existe e é maquiado... Mas é assim em todos os lugares, eu não sei nem se posso culpar as pessoas por isso, já que muitas vezes as pessoas sao condicionadas a pensar isso.. Eu acho que é muito importante não desistir se for algo que você goste, mesmo que todos fiquem contra você. Essa questão do politicamente correto é algo que me irrita, eu tenho uma cara de ser uma pessoa muito calma, mas a cada 5 palavras eu falo 6 palavrões, mas geralmente em meetings eu evito falar com tanta frequencia pra não incomodar as outras meninas que não gostam. Mas não é como se uma roupa fosse calar minha boca! lol.
      Sim, e no que depender de mim, eu vou ajuda-las a passar pela fase "ruim" do começo!
      Obrigada por comentar! ^^

      Excluir
  3. Excelente Post! Maravilhosa a atutude de ajudar quebrar com o preconceito dentro da cena! Precisamos de mais pessoas como vc <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amorinha, vou fazer um suco de você <3 Obrigada. espero influenciar algumas pessoas! :3

      Excluir
  4. conhecei seu blog agora,gostei muito mesmo,me identifiquei,principalmente pq tbm faço minhas roupas e esse post foi lindo,♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 compartilhe suas criações comigo! adoro trocar ideias de costura :3

      Excluir
    2. simmmm,estou tentando te seguir rs
      aqui meu blog pra vc dar uma olhada
      http://madamegio.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. É, eu não to conseguindo liberar a opção de seguir :/ Fui ver aqui e eu ja seguia seu blog huahuaahuahuaha :B muito legal!

      Excluir